LEMES, Sandro Valdecir DerettiROCHA, Karina Beatriz dos Santos Ferreira da2025-02-122025-02-122025-02-122024-03-01https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/287A quantidade de produtos com registro de indicação geográfica tem crescido em todo o Brasil. Um produto com indicação geográfica deve possuir qualidade única, com características naturais, meteorológicas e humanas, se diferenciando dos concorrentes. Essas especificidades contribuem para com a agregação de valor ao produto, impactando no desenvolvimento da região cujo produto está inserido. Atualmente o litoral paranaense possui três produtos com tal certificação. O presente projeto teve por objetivo obter conhecimento acerca do tema indicação geográfica, no que tange as iniciativas, conceitos e percepção sensorial do consumidor em relação a bala de banana. Foram realizados levantamento bibliográfico, revisão sistemática de literatura com utilização dos softwares Iramuteq e Bibliometrix/Biblioshiny e aplicação de dois questionários para coleta de dados referentes a percepção do consumidor. Os resultados encontrados indicaram que impressão global, idade e sexo não são características significativas da certeza de compra para as três marcas de bala de banana analisadas no experimento. Sugere-se que fatores adicionais, tais como a conscientização sobre certificações e o contexto do consumo, podem ser necessários para entendimento de parte do comportamento de compra dos consumidores de bala de banana.Certificação. Litoral paranaense. Bala de banana. Consumidor. Percepção sensorial.Indicação geográfica no litoral paranaense: conceitos, iniciativas e percepção do consumidorDissertaçãoCiências Ambientais