ROSSETO, ROBSONMORAES, SARA DOBGINSKI DE2025-02-112025-02-112025-02-112023/08/29https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/250Este trabalho tem como objetivo pesquisar a relação entre o teatro itinerante e a formação de espectadores, tendo como objeto as ações de formação de espectadores realizadas pelos grupos teatrais itinerantes frente a indivíduos que nunca foram ao teatro ou frequentam pouco esse espaço cultural. Dados, como os do Plano Nacional de Cultura (2015) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2010), indicam a inexistência de grupos teatrais atuantes em mais da metade das cidades nacionais e o desconhecimento da maior parte da população do Brasil frente ao teatro. Diante disso, esta pesquisa investiga as ações de formação de espectadores realizadas por artistas teatrais de grupos itinerantes, com a finalidade de avaliar de que forma eles criam a possibilidade de pessoas, que nunca ou poucas vezes foram ao teatro, terem acesso a essa arte, bem como as ações culturais possíveis de serem realizadas nessas situações. Da mesma forma, o intuito é identificar se há ações culturais empreendidas, por parte de artistas e grupos teatrais ambulantes, quanto à formação de espectadores, assim como conhecer de que forma essas ações se efetivam; sobretudo em cidades que não possuem grupos teatrais profissionais fixos. A fundamentação teórica está centrada em autores como Teixeira Coelho, Elaine dos Santos, Isaura Botelho, André Carreira e Denis Guénoun, com o intuito de tratar sobre a “crise do teatro”, a formação de público e espectadores, a recepção e mediação teatral, a democratização e democracia cultural, as definições de cultura e o teatro itinerante com suas variadas terminologias. Na pesquisa de campo, foram entrevistados artistas e grupos itinerantes da cena teatral, questionando-os sobre a formação de espectadores, sendo eles: o artista Jester Furtado, de Araucária/Paraná, o grupo teatral Realejo Encena, de Guaíba/Rio Grande do Sul e o grupo teatral BuZum!, da cidade de São Paulo. As respostas dos entrevistados foram relacionadas às teorias e textos estudados, havendo, por fim, uma reflexão e conclusão em torno de toda a investigação.teatro itinerante; formação de espectadores; recepção teatral; mediação teatral.OLHARES ITINERANTES – O TEATRO E O PÚBLICO À MARGEM DA METRÓPOLEDISSERTAÇÃOARTES