ANACLETO, AdilsonSILVA, Alexandre Caparelli2025-07-032025-07-032025-07-032025-03-26https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/877Esta pesquisa investigou se o uso de metodologias ativas no ensino superior é capaz de promover e atender às demandas de aprendizagem discente, na percepção de professores atuantes em universidades públicas e privadas da cidade de Campo Mourão – PR. A abordagem metodológica adotada foi mista, com natureza exploratório-descritiva, entre abril e novembro de 2024, envolvendo 50 docentes. Os dados foram coletados por meio de questionário on-line, composto por questões objetivas e subjetivas, e analisados por meio de estatística descritiva e interpretação qualitativa. A fundamentação teórica partiu de uma perspectiva interdisciplinar, articulando os conceitos de aprendizagem significativa, pensamento crítico e inovação pedagógica. Os resultados indicaram que as metodologias ativas favorecem o engajamento, a autonomia e o protagonismo dos estudantes, além de contribuírem para o desenvolvimento de competências valorizadas no mercado de trabalho. Contudo, a implementação enfrenta desafios como resistência de docentes e discentes, sobrecarga de trabalho e limitações estruturais. Evidenciou-se a necessidade de políticas institucionais que garantam formação continuada, infraestrutura adequada e adaptação ao contexto local para assegurar a eficácia dessas práticas no ensino superior.Metodologias Ativas, Ensino Superior, Ensino e Aprendizagem, Aprendizagem Significativa, Formação DocenteMetodologias ativas de ensino-aprendizagem: um estudo de sua aplicabilidade no ensino superiorDissertaçãoInterdisciplinar