FRANCIOLI, Fátima Aparecida de SouzaCOPETTI, Lúcia Militão Cabreira2025-04-292025/04/292025-04-292019/03/25https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/708Esta pesquisa faz parte do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR, da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus de Paranavaí, tendo como linha de pesquisa Educação, História e Formação de Professores. O presente trabalho tem como objetivo compreender como os alunos, no processo de alfabetização, desenvolvem os conceitos científicos sobre os elementos do texto narrativo, desvelando como eles percorrem as etapas desses conceitos. Considerando que a escola trabalha com conteúdo, qual a possibilidade de os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental desenvolverem conceitos científicos? À luz da Teoria Histórico-Cultural e ancorada nos estudos dos textos de Vigotski e seus colaboradores, a pesquisa se desenvolveu por meio da análise da apropriação dos elementos do texto narrativo: narrador, personagem, tempo, espaço e enredo a partir dos clássicos literários contos e fábulas. Fundamentado nesta perspectiva teórica foi possível constatar que, à medida que as funções mentais vão se desenvolvendo, desenvolve-se também o nível de compreensão que a criança passa a ter do significado das palavras. É sabido que os conceitos científicos não são formados durante a infância, nem mesmo das crianças na alfabetização, entretanto, a intenção foi investigar as fases dessa aquisição. Para tanto, realizou-se pesquisa de campo desenvolvida por meio de experimento didático com uma turma do segundo ano do ensino fundamental em uma escola municipal localizada no noroeste do Paraná. Durante o experimento, as crianças observaram, por meio de contos clássicos, os elementos do texto narrativo em cada uma das histórias que eram apresentadas de diversas formas: leitura, vídeo, áudio, música e oralmente. Em seguida trabalhamos com a fábula com a intenção de observar se a criança conseguia compreender e assimilar os conceitos do texto narrativo. Esse trabalho teve duração de vinte e três semanas consecutivas. Durante esse tempo realizamos atividades envolvendo os contos clássicos e as fábulas, para finalizar. A intenção foi enfatizar como a educação escolar interfere no desenvolvimento das funções psicológicas superiores e como a leitura, o trabalho com o texto narrativo e a intervenção do professor impulsionam o desenvolvimento intelectual da criança, dando ênfase à importância da organização do trabalho docente e à organização das atividades escolares. Durante todo o processo de coleta de dados foi possível observar que a criança se utiliza da linguagem para organizar suas atividades cotidianas e para relacionar-se com outras crianças, tanto da sua faixa etária quanto de outras idades e também com os adultos. Podemos afirmar que nossas observações comprovaram que a criança, por si mesma, não atinge os conhecimentos escolares. O trabalho por nós organizado e articulado possibilitou levantarmos algumas hipóteses sobre a maneira como as crianças atingem as etapas do pensamento por complexos na formação dos conceitos, etapa essa caracterizada de pseudoconceito. Esse processo de aquisição dos conceitos da narrativa torna-se relevante devido ao fato de que as crianças conseguiram inferir um conhecimento elaborado que auxilia na reorganização da estrutura das funções psicológicas superiores e poderá contribuir para a aprendizagem escolar.Texto narrativo. Alfabetização. Leitura; Conceitos. Teoria Histórico CulturalOS CONCEITOS DOS ELEMENTOS DO TEXTO NARRATIVO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃODissertaçãoEnsino