TOGNATO, Maria Izabel RodriguesMORAES, Luciane dos Santos2025-02-1111/05/20252025-02-112023/11/29https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/244Levando-se em conta a preocupação em torno do desenvolvimento da linguagem da criança, esta pesquisa tem como objetivo entender a relação entre o uso de telas digitais e o desenvolvimento da linguagem da criança, investigando os aspectos interdisciplinares que perpassam os processos socioculturais constitutivos da formação da criança, envolvendo os processos socioculturais em relação às esferas institucionais como a escola e a família, bem como das possíveis imbricações entre as dimensões global e local. Para tanto, pautamos nossos estudos nas perspectivas da Teoria Histórico-Cultural, da Teoria da Complexidade e da pesquisa interdisciplinar. Quanto aos procedimentos metodológicos, no que diz respeito à natureza da pesquisa, fundamentamos nossa investigação na abordagem mista de pesquisa (quantitativa e qualitativa). No que se refere à coleta e geração de dados, utilizamos estudos bibliográficos e um questionário online via Google Forms junto a professores, pais e outros profissionais de diferentes áreas do conhecimento, relacionados ao contexto investigado. No que concerne às análises dos dados coletados, utilizamos alguns dos princípios da Teoria da Complexidade, a saber: hologramático e o da recursividade, além de alguns procedimentos do ISD como o contexto de produção, plano global e/ou macroestrutura. Com os estudos bibliográficos, foi possível identificar lacunas e algumas contribuições de diferentes pesquisas acerca da temática tratada em nosso estudo, o que nos possibilitou obter um entendimento mais ampliado sobre o uso de telas na formação das crianças e a influência deste uso em seu desenvolvimento. Como resultado da análise dos dados obtidos junto aos participantes da pesquisa por meio do questionário, identificamos aspectos sociais e culturais pelos quais o uso de telas influencia o desenvolvimento da criança, afetando o processo de aquisição da linguagem. Com base nestes resultados, entendemos que tais influências podem ser tanto negativas, quanto positivas.Desenvolvimento da linguagem, Primeira infância, Telas digitaisUso de telas digitais por crianças de um centro de educação infantilDissertaçãoInterdisciplinar