França, Cyntia SimioniBortolo, Drieli Fassioli2025-04-022025-04-022025-04-022023-04-14https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/598A pesquisa tem como objetivo construir conhecimentos histórico-educacionais acerca da violência de gênero pela via da autoridade compartilhada (FRISCH, 2016), tendo como protagonistas estudantes de 1° e 2° anos do Ensino Médio, de uma escola da rede pública, da cidade de Campo Mourão, no interior do estado do Paraná. A violência de gênero é entendida como aquela que decorre de gênero, sexo e/ou sexualidade, mas que historicamente é a violência do homem contra a mulher que se apresenta em maior número (SARDENBERG; TAVARES, 2016). A violência de gênero manifesta-se também em ambientes educacionais, uma vez que esses locais são reprodutores e produtores de relações de gênero (LOURO, 2014), o que permite também a construção de relações outras, em que estudantes são sujeitos potentes para a resistência. Portanto, as narrativas estudantis produzidas em oficinas temáticas (Favos de Resistências) são lidas enquanto mônadas - pequenos fragmentos de sentidos que se abrem a novos significados (BENJAMIN, 2007). As narrativas foram, posteriormente, compartilhadas em praça pública e no pátio da UNESPAR em forma de uma exposição cultural. Construímos, conhecimentos histórico-educacionais sobre a violência de gênero tendo como palco as memórias estudantis (BENJAMIN, 2007; GALZERANI, 2008).Gênero; Memórias; Violência de Gênero; Ensino de História; História Pública.Rompendo as amarras, quebrando silenciamentos: narrativas de estudantes sobre violência de gêneroDissertaçãoHistória