SILVA, Ricardo Tadeu Caires SilvaSANTOS, Vania Catarina Machado dos2025-04-292025/04/292025-04-292018/09/25https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/701Nesta dissertação discutimos as contribuições da disciplina de Educação Física para a implementação da lei 10.639/03 nas escolas públicas do Estado do Paraná. Em especial, analisamos os trabalhos realizados pelos professores participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE/SEED/PR) que desenvolveram seus estudos acerca da cultura africana e afro-brasileira e, em especial, sobre os conteúdos de capoeira e danças afro-brasileiras. O recorte temporal adotado abarca o período compreendido entre os anos de 2007 a 2014 e foi adotado em razão de contemplar o início e o fim das produções PDE que estão disponibilizadas no portal Dia a Dia Educação. A pesquisa, de cunho qualitativo, contemplou a análise das referidas produções a partir do diálogo com a literatura acadêmica afeta ao tema bem como à luz materialismo histórico dialético. A análise das fontes demonstrou que, embora haja a preocupação de parte dos professores de Educação Física em contribuir para a aplicabilidade da lei, estes ainda têm dificuldades para inserir os conteúdos no currículo escolar da disciplina de modo a trabalhar tal temática de forma perene e não apenas em ocasiões pontuais, como a semana da consciência negra. Por outro lado, o trabalho interdisciplinar se apresenta como uma das possibilidades para fazer valer a referida lei, haja vista a relação de tais conteúdos com as disciplinas de História, Geografia, Literatura, Educação Artística, dentre outras.Lei 10.639/03; Educação Física; PDE/Pr; História e cultura africana e afro-brasileira.FAZENDO VALER A LEI 10.639/03: CONTRIBUIÇÕES DA DISICPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA E DA CULTURA AFRO BRASILEIRADissertaçãoEnsino