SILVA, Daniel Santos daSANTOS, Luiz Antônio Valentim dos2025-07-032025-07-032025-07-032024-08-30https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/872O presente trabalho objetiva compreender em que medida a evasão, abandono ou fracasso escolares na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Estadual Adiles Bordin se conecta com o Componente Curricular de Filosofia, mesmo tendo ciência de que o fenômeno evasão escolar não é exclusividade da EJA e tão pouco possa estar atrelada a um único condicionante social. Deste modo, ao reportar-se à modalidade de ensino da EJA num período de pandemia e principalmente o pós-pandemia, esta pesquisa descortinou uma realidade latente na Educação de Jovens e Adultos, a evasão escolar. Pois, vale ressaltar, dentre os Componentes Curriculares ofertados no Ensino Médio da EJA, dessa Instituição de Ensino Básico, o Componente Curricular de Filosofia desponta com o maior índice de abandono escolar e/ou desistência. Dessa forma, procurou-se entender a influência do Componente Curricular de Filosofia, através de uma análise teórica e sócio-filosófica sobre o fenômeno da evasão escolar no ensino médio da EJA. Como fundamento teórico e metodológico para esta pesquisa se utilizou dos escritos do sociólogo francês Pierre Bourdieu. Para este autor, o fracasso escolar não é simplesmente o resultado da falta de criatividade ou esforço dos estudantes, mas é visto como um fenômeno complexo que reflete as desigualdades estruturais presentes na sociedade. Bourdieu argumenta que o sistema educacional muitas vezes reproduz e perpetua as desigualdades sociais existentes, favorecendo aqueles que já possuem capital cultural, econômico e social. Ele introduz o conceito de "violência simbólica" para descrever como as instituições educacionais podem impor normas e valores que beneficiam certos grupos sociais em detrimento de outros. Por exemplo, os estudantes de famílias de classes sociais mais elevadas podem ter mais familiaridade com as expectativas e práticas culturais valorizadas pela escola, o que confere uma vantagem significativa em relação aos estudantes de origens menos privilegiadas. Portanto, para Bourdieu, o fracasso escolar não pode ser compreendido sem considerar o contexto social mais amplo e as estruturas de poder que moldam as oportunidades educacionais. Neste sentido, o objetivo da pesquisa foi problematizar junto com os estudantes da EJA, as diversas causas que podem levar ao abandono escolar e, se dentre elas, o Componente Curricular de Filosofia ou o Ensino de Filosofia contribuem de alguma forma para o fenômeno hora apresentado.Evasão escolar. Educação de Jovens e Adultos (EJA). Componente Curricular de Filosofia. Ensino de Filosofia.UMA REFLEXÃO SÓCIO-FILOSÓFICA DA EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJADissertaçãoFilosofia