MOLINA, Adão AparecidoGALEGO, Melissa Chirlei Silva2025-04-302025/04/302025-04-302018/11/10https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/711Este trabalho investiga a Leitura e o Ensino na Educação Básica a partir das Políticas e do Trabalho Docente numa perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Parte da problemática sobre a crise da leitura na escola, pensando em possibilidades de ensino para melhorar as práticas pedagógicas do professor. O estudo busca avaliar as propostas contidas na legislação da educação básica para o ensino de leitura, pois se trata de um assunto de cunho político educacional e de formação docente interdisciplinar. Com ênfase na leitura da realidade que é aquela que tem o propósito de levar a uma reflexão mais aprimorada, que proporciona uma visão crítica e o entendimento dos fatos históricos oriundos de diferentes épocas e contextos. Essa prática pedagógica é considerada como um dos aspectos essenciais para o desenvolvimento acadêmico e para a formação do cidadão. Sabe se, todavia, das dificuldades encontradas pelos professores para trabalhar com o processo de leitura na escola. Nossa pesquisa enfocou o sexto ano do ensino fundamental, por se tratar de um período no qual ocorre a ruptura de uma das fases do desenvolvimento humano, e no qual ocorrem mudanças de ambientes escolares. Trata-se, ainda, de um período letivo no qual se preparam os educandos para as avaliações nacionais e internacionais de desempenho escolar, como o IDEB e o PISA. Para tanto, este trabalho tem como objetivo realizar estudos bibliográficos e documentais, com intenção de refletir sobre as políticas e as estratégias de leitura realizadas no ambiente escolar a partir do final do século XX. Sobretudo, com o intuito de propiciar uma sugestão de possibilidade de ação docente para amenizar ou superar as dificuldades encontradas no ensino de leitura na escola. O texto está estruturado da seguinte maneira: Inicia-se com uma “Introdução”, apresentando a proposta contida em todo o trabalho. A seção dois aborda o “Contexto Histórico da Leitura no Brasil: Políticas e Legislação – a partir de 1988” enfatizando o contexto atual da leitura, para, em seguida, tratar exclusivamente, da história da leitura no Brasil. A seção três destaca “O Ensino de Leitura na Escola”, que discute a concepção de linguagem e leitura e, também, faz um enfoque da leitura nas Diretrizes Curriculares de Educação Básica: Língua Portuguesa da SEED-PR. A seção quatro expõe sobre “O Ensino de Leitura: Perspectiva da Pedagogia Histórico Crítica” menciona estratégias de leitura escolar e sugestões de possibilidades de alternativas no ensino de leitura da proposta abordada. Diante dos resultados identificados, durante a realização deste trabalho, verificou-se que, por meio de novas ações docentes, pode ser possível um ensino de leitura que vise a uma formação acadêmica mais efetiva, que leve a uma visão de mundo mais emancipadora, para possibilitar aos alunos o acesso à cultura e aos conhecimentos sistematizados necessários para a participação na sociedade letrada, na qual todos estão inclusos. Os resultados do estudo apontaram que, mesmo diante de uma crise de leitura na escola, poderão ocorrer novas possibilidades de intervenções pedagógicas que contribuam para uma melhor formação humana.Políticas educacionais; Ensino de leitura; Pedagogia Histórico Crítica; Práticas pedagógicas.POLÍTICAS EDUCACIONAIS ATUAIS E O ENSINO DE LEITURA NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICADissertaçãoEnsino