Eduardo BaggioMateus Augusto Breda Colpani2025-09-092025-09-092025-03-27https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/911Esta dissertação propõe uma análise estilística do cinema de Michael Haneke, com foco no conceito de cinema paramétrico, tendo como objeto de estudo o filme 71 Fragmentos de uma Cronologia do Acaso (1994). O cinema de Haneke, caracterizado por uma estética rigorosa e uma abordagem crítica à sociedade contemporânea, é investigado à luz dos princípios da teoria neoformalista do cinema, especialmente os conceitos de cinema paramétrico delineados por David Bordwell e Kristin Thompson. O primeiro capítulo é dedicado a definir o conceito de estilo e sua evolução ao longo da história do cinema, estabelecendo os limites e particularidades das nuances características de Michael Haneke. Em seguida, a pesquisa aprofunda o conceito de cinema paramétrico e as gradações de importância estilística que esse método de narração implica, abordando também aspectos como a fragmentação e as constelações de personagens, elementos recorrentes tanto nesse tipo de narração quanto na obra do cineasta. Por fim, a análise de 71 Fragmentos de uma Cronologia do Acaso exemplifica de que modo Haneke articula mecânicas paramétricas dentro de sua obra, bem como às relaciona com o enredo e com suas manifestações políticas. A dissertação examina a estrutura do filme, o uso de elipses, repetição de motivos visuais e sonoros, além de outros elementos estilísticos que subvertem as convenções do cinema clássico.Estilo Fílmico; Filmes Corais; Múltiplas Tramas; Cinema Fragmentário.O CINEMA PARAMÉTRICO EM MICHAEL HANEKE: UMA ANÁLISE DE 71 FRAGMENTOS DE UMA CRONOLOGIA DO ACASODissertaçãoCinema e Artes do Vídeo