BRANDÃO, Elias CanutoPEREIRA, Lizeane Heren Candido2025-04-302025-04-302020/03/31https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/726Criação e fechamento de escolas no campo no Brasil foi uma realidade vivida em alta escala no decorrer do século XX e início do século XXI. Neste sentido, a pesquisa desenvolvida nesta dissertação teve como objetivo investigar a criação e fechamento de escolas no campo, conhecidas como escolas rurais, que interferiram diretamente no ensino e na forma de ensinar, e para o estudo, delimitou-se o município de Paranavaí-PR. A pesquisa evidenciou que a criação e posterior fechamento resultou em um crescimento populacional urbano, na diminuição do número populacional rural, em investimento do município no transporte escolar de crianças do campo para estudar nas escolas na cidade, e na concentração das terras em mãos de latifundiários. As consequências foram transformações sociais e econômicas no município estudado. A investigação cursou sobre três objetivos específicos, a) historicizar o processo de escolarização no Brasil, com um olhar para o campo, desde a chegada dos jesuítas no Brasil, visando compreender a criação das escolas rurais; b) pesquisar junto à prefeitura, Núcleo Regional de Educação e outros locais a história da criação das escolas no campo – as rurais – desde antes que Paranavaí se emancipasse enquanto município; c) discutir e analisar o rápido fechamento das escolas rurais no município. Para a realização da pesquisa, duas indagações foram provocativas: Como foi a educação no campo no decorrer da história do Brasil desde a invasão dos portugueses? E como ocorreu a criação e posterior fechamento das escolas no campo no município de Paranavaí? Estas interrogações resultaram no estudo desta dissertação. Utilizei como método o materialismo histórico-dialético pensado por Karl Marx e Friedrich Engels, e como metodologia pautou-se no levantamento de dados bibliográficos aliado ao levantamento, comparação e análise documental sobre as escolas. A pesquisa foi qualitativa e teve como base o estudo bibliográfico apoiado em leituras críticas e reflexivas, assim como em levantamento de dados documentais históricos disponibilizados no Núcleo Regional de Educação (NRE), na Secretaria Municipal de Educação (SME), na Câmara Municipal de Paranavaí e na Prefeitura de Paranavaí. Utilizei como referenciais teóricos para o estudo, autores como Aranha (2006), Foweraker (1982), Kolling (1999), Brandão (2003), Rompatto (2019), Silva (2014), Mota (2012), Martins (1981), Marx (2007 e 2011), Matos (2018), Mazur (2016), Miranda (2012) e Peripolli e Zoia (2011). Por fim, para fechar a dissertação, apontei que o fechamento das escolas não foi um problema local. Fez parte de um sistema global, passando pelas políticas brasileiras parte de um artifício de desintegração ou desmantelamento do campesinato.Educação no campo. Escolas rurais. Criação de escolas. Fechamento de escolas no campo.CRIAÇÃO E FECHAMENTO DAS ESCOLAS NO CAMPO NO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ-PRDissertaçãoEnsino