Kobelinski, MichelSilva, Kevin Luiz da2025-04-012025-04-012025-04-012021-09-07https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/578O botequim pode ser compreendido como um espaço que oferece mais do que a degustação de bebidas e comidas. Habitualmente, esses estabelecimentos atraem um público específico, apresentando propostas conceituais de discurso, arquitetura, decoração e de público, inovando e aderindo às novas práticas sociais. Nos botequins da cidade de Ponta Grossa (Boteking; Botequim; Boteco da Visconde; Choperia Vô Tito) e Curitiba (Bar Stuart), é possível observar decorações com apelo ao passado - geralmente com uso de objetos da metade do século XX - as quais denominamos como “decoração nostálgica”. Considerando as audiências destes espaços, como os apelos à memória e à decoração estimulam o consumo da história? E, além disso, como ambas influenciam o comércio e a boemia nestes locais, tanto pelos usos do passado com fins comerciais quanto pelo sentimento de nostalgia e de valorização de objetos e atmosferas pretéritas? No âmbito da história pública, valemo-nos da metodologia empregada em história oral temática para entrevistar e dialogar com as audiências desses espaços decorativos de memória, botequins das cidades de Ponta Grossa e Curitiba. Neste trabalho, a preocupação central se voltou para a forma como os usos do passado envolvem memórias sobre e em ambientes do comércio (botequins) e suas respectivas sociabilidades e influências nostálgicas, além do alcance dessa influência da memória sobre as audiênciasBotequins; Memória; Público; História Oral; História Pública.Botequins de Ponta Grossa e Curitiba: a decoração e a ornamentação como experiências públicas.DissertaçãoHistória