CAMARGO, Marcos H.Rocha Neto, Pedro de Lacerda2025-02-052025-02-052025-02-052023/08/31https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/189A necessidade de preparar os alunos para um futuro digital, promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico e cognitivo, exige a plena inserção da tecnologia no processo de aprendizagem. O presente estudo concentra-se na investigação da aplicação de jogos digitais como uma ferramenta complementar no campo da pedagogia. O objetivo central deste trabalho consiste no desenvolvimento de um jogo pedagógico denominado "VINI: UMA AVENTURA ESPACIAL". Este jogo pedagógico tem como finalidade, servir como uma ferramenta de apoio no contexto da alfabetização infantil, com o propósito de aumentar o envolvimento dos alunos e criar um ambiente de aprendizagem mais interativo e envolvente. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e faz uso do método de pesquisa participante como procedimento metodológico. A coleta de dados foi conduzida mediante a implementação do jogo em ambiente escolar, com observações registradas em um diário de campo. O jogo foi aplicado a alunos da Educação Básica, visando a análise das percepções desses estudantes em relação ao jogo. Os resultados obtidos refletiram positivamente sobre a eficácia do uso de jogos como mediadores no processo educacional, destacando os benefícios significativos proporcionados por essa abordagem.tecnologia, aprendizagem, jogo.VINI: UMA AVENTURA ESPACIAL O jogo como ferramenta de mediação no processo de alfabetizaçãoDissertaçãoARTES