OLIVEIRA, Allan de PaulaD’ÁVILA, Renan Alfredo de Medeiros2025-03-202025-03-202025-03-202021-07-15https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/526Esta dissertação apresenta uma pesquisa sobre a carreira de Jards Macalé, violonista, cantor e compositor, durante a década de 1970. Usando uma metodologia que uniu a análise, em torno do conceito de “sonoridade”, dos três discos do cantor lançados durante esse período - Jards Macalé (1972), Aprender a Nadar (1974) e Contrastes (1977) - e a análise, a partir dos conceitos de “mundo artístico” e “campo”, das referências à obra e à pessoa de Jards Macalé no Jornal do Brasil de 1969 a 1979, tentou-se compreender o processo de construção da ideia de “maldito” atrelado ao artista, devido as suas escolhas estéticas e seu comportamento, sempre em comparação com outros artistas próximos a ele. O foco foi entender a importância de Jards Macalé para o campo que atuava, a MPB, e sua posição em relação a outros artistas do citado campo.Jards Macalé, Maldito, Década de 1970, MPB, SonoridadeDesafinar o Coro dos Contentes: a música e a trajetória de Jards Macalé nos anos 1970DissertaçãoArtes