Andréa Lúcia Sério BertoldiCHEMPCEK, Mari Lidia2025-02-192025-02-1928/10/2022https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/321O número de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação matriculados(as) na Educação Básica tem apresentado gradativa ascensão no Brasil, porém com inconsistências quando comparado à estimativa de pessoas identificadas com esse diagnóstico, o que pressupõe uma lacuna no processo de identificação. Assim sendo, neste estudo, buscou-se analisar a concepção de professores(as) da Educação Básica, mais especificamente do Ensino Fundamental, sobre seu processo de formação inicial e continuada, no que se refere às possibilidades de identificação e de atendimento aos(às) estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. Trata-se de compreender as possíveis interferências das formações realizadas pelos(as) professores(as) e os conceitos que culturalmente permeiam essa temática nos processos de inclusão desses(as) estudantes. Participaram do estudo 30 professores(as) da rede pública municipal e estadual do município de Araucária, região metropolitana de Curitiba/Paraná. É uma pesquisa de campo de natureza quali quantitativa que utilizou como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada com questões abertas sobre a concepção de Superdotação, a formação docente sobre o tema, a atuação dos(as) professores(as) junto a estudantes com Altas Habilidades/Superdotação, as características e os indicadores presentes nesses sujeitos. Os dados das entrevistas foram gravados, transcritos, analisados e categorizados, conforme a análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin (2016). A análise dos dados obtidos evidenciou os conhecimentos que os(as) professores(as) entrevistados(as) possuem sobre as Altas Habilidades/Superdotação, constituindo a base para a definição das seguintes categorias: concepção, indicadores, formação profissional, trabalho pedagógico e mitos. Os resultados do estudo apontaram que as diferentes concepções sobre as Altas Habilidades/Superdotação, a escassa formação sobre a temática nos contextos de formação docente inicial e/ou continuada e, consequentemente, o atendimento desses(as) estudantes, contribuíram para a sua invisibilidade. A partir da análise dos dados coletados e de sua discussão, foram levantados os indicativos para a elaboração de um produto educacional, em formato de livro digital, com orientações práticas que respondem às necessidades apontadas pelos(as) professores(as) participantes do estudo, incluindo a definição de Altas Habilidades/Superdotação, o amparo legal previsto na legislação, o direito ao Atendimento Educacional Especializado, a identificação de características e de indicadores, as possibilidades de identificação e de avaliação desses(as) estudantes no contexto educacional.Educação Inclusiva. Altas Habilidades/Superdotação. Identificação. Formação docenteA invisibilidade de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação: concepções de professores(as) do Ensino Fundamental.Invisibility of Gifted students: conceptions of Elementary School teachersDissertaçãoÁrea da Educacão Basica