Mello, Ricardo MarquesSilva, Celio Roberto da2025-03-262025-03-262025-03-2622-07-14https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/548Esta pesquisa teve como propósito averiguar algumas funções que foram atribuídas ao ensino de história na história do Brasil, e discutir se as funções atuais designadas a essa disciplina em âmbito escolar são exequíveis. Tendo como ponto de partida a fundação do colégio Pedro II e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), e como ponto de chegada, a elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), realizou-se uma revisão bibliográfica a fim de compreender e discutir o que outros autores já disseram sobre o assunto, assim como uma análise de vários documentos históricos, como leis, decretos, regulamentos, livros didáticos, etc. Verificou-se que ao longo da história do ensino de história no Brasil diversas funções foram atribuídas ao ensino de história, desde ensinar valores cívicos e cristãos até a desenvolver senso crítico. Algumas pesquisas mais recentes têm ressaltado a importância do aprendizado histórico focado na concepção de consciência histórica. Dentro desta perspectiva dialogou-se com autores como Jörn Rüsen, Luís Fenando Cerri, Ricardo Marques de Mello e Christian Laville que trazem importantes contribuições para o debate. O produto pedagógico proposto nesta dissertação foi a criação de um conjunto de Podcasts chamado Pretéritum, divididos em dois grupos: no primeiro, com 3 episódios, tratou-se das funções atribuídas ao ensino de história, do século XIX aos dias atuais; no segundo, realizou-se entrevistas com três professores de história que lidam com questões relacionadas às serventias do ensino de história: Luis Fernando Cerri, Ricardo Marques de Mello e Cleverson José Catore da Silva.Aprendizagem histórica; Escola, currículo e ensino de história; Funções do ensino de história.Aprendizagem histórica; Escola, currículo e ensino de história; Funções do ensino de história.DissertaçãoCiências e humanidades para a educação básica