ZANATTA, Shalimar CalegariMEIRA, Juceli Stela Volpato2025-05-062025/05/062025-05-062023/05/26https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/788Este trabalho é o resultado de uma pesquisa vinculada ao Programa de Formação docente PPIFOR da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Trata-se da elaboração e aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, denominada UEPS, para estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental II. A UEPS se fundamenta na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, ou TAS e objetiva promover a aprendizagem significativa, AS dos conteúdos relacionados ao tema: “solo”. Como apontado pela Base Nacional Comum Curricular, BNCC, o tema “solo” é interdisciplinar e se relaciona com a saúde pública, meio ambiente, manutenção e preservação da vida, sustentabilidade, entre outros. Assim, num primeiro momento utilizamos a pesquisa bibliográfica para subsidiar os pressupostos teóricos para elaboração da UEPS e, posteriormente a pesquisa ação para avaliar os resultados da aplicação da mesma, na turma escolhida. Os resultados apontam que a TAS é uma teoria de aprendizagem eficiente para promover a AS e, consequentemente promover o letramento científico, LC caracterizado pela formação crítica sobre os valores ambientais. Os alunos mostraram ter assimilado as principais preocupações com o manejo do solo para manutenção de suas propriedades físicas, químicas e biológicas e, como estas propriedades estão relacionadas com o desenvolvimento tecnológico e econômico.TAS; UEPS; Solos; Ensino FundamentalUMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ESTUDO DO SOLO NO ENSINO FUNDAMENTAL IIDissertaçãoEnsino