Fagundes, Bruno Flávio LontraFerreira, Renato César2025-03-262025-03-262025-03-262018-10-18https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/537Atualmente em nossa sociedade nos deparamos com diversos desafios que nos fazem repensar nossa forma de agir, pensar e educar. No Ensino de História temos a oportunidade de despertar no aluno a curiosidade, instigando-o a descobrir novos saberes, promovendo a reflexão por meio da memória e identidade associando o passado com o presente. Nesta dissertação será apresentado, por meio de pesquisa bibliográfica, parte da história de Rolândia e, ao mesmo tempo, será discutido acerca da relação que existe entre o que é patrimônio histórico e o que é memória. O objetivo deste é apresentar, através de uma pesquisa de campo realizada com alunos do NAAH/S que é possível aprender História de forma lúdica, propondo assim um novo meio de se ensinar esta disciplina, resgatando e preservando a história e a memória do povo, pois ao se preservar esses espaços de memória histórica ou afetiva é possível se enxergar como sujeito da história e reconhecer-se nela, criando um laço de pertencimento e cidadania. Para tanto, deve-se haver a motivação por meio de debates, jogos, atividades exploratórias, dentre outros estímulos. O jogo não deve ser considerado apenas uma forma de prazer e divertimento, mas sim uma forma de memorizar o conteúdo proporcionando um aprendizado efetivo através do lúdico.Ensino de História, Memória e Identidade, Rolândia, Patrimônio, Espaços de memória, Lúdico.Brincando com o perfil histórico de Rolândia: O lúdico entre o patrimônio histórico oficial e patrimônio histórico afetivoDissertaçãoCiências e humanidades para a educação básica