SILVA, Amabilis de JesusAMATO, Eduardo. Cardoso2025-02-032025-02-032025-02-032023/08/25https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/170Este memorial dissertativo lida com relatos de experiências vividas em workshops, oficinas, encontros de artistas, rodas de conversas e cursos de curta duração, objetivando sublinhar a possibilidade de uma formação que se dá a partir do contato com as estratégias de criação, metodologias e procedimentos de diferentes artistas da performance arte. Nesse sentido, os aportes de reflexões são constituídos por manifestos, feedbacks, pequenos escritos compartilhados, textos e artigos publicados pelos/as artistas, e os estudos de pesquisadores/as e críticos/as sobre suas obras. Embora as descrições visem a totalidade dos acontecimentos, há um recorte que intenta o aprofundamento em três eixos: o espaço, o tempo e a presença. Tais eixos também se interligam com a última parte da pesquisa, aquela que trata das lembranças de rituais judaicos vividos no meu cotidiano, considerando-as, de igual modo, constituintes da minha formação.Performance Arte, Ritual, Espaço, Tempo e PresençaCOISAS-RITUAIS: ESPAÇO, TEMPO E PRESENÇA EM PERFORMANCE ARTEDissertaçãoARTES