França, Cyntia SimioniBoina, Julia Quézia Nunes2025-06-112025-06-112025-06-112025-03-20https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/831Este projeto tem como objetivo produzir conhecimentos históricos-educacionais a partir de práticas de rememorações, tendo como mote de reflexão o racismo no Brasil. Este trabalho foi construído com estudantes do 3º ano do ensino médio, em uma escola Estadual, na cidade de Boa Esperança - PR. Instigamos os estudantes a narrarem suas experiências e percepções sobre o racismo na sociedade brasileira. A metodologia foi ancorada pelo filósofo Walter Benjamin (1985) para trabalhar com práticas de rememoração por meio de alegorias como músicas, literatura, fragmentos fílmicos, jornais e imagens para estimular as memórias dos estudantes na produção de narrativas escritas e iconográficas. Tais narrativas foram condensadas em mônadas, aporte teórico-metodológico benjaminiano. As rememorações estimulam as reflexões sobre injustiças sociais e preconceitos enfrentados pelos afro-brasileiros em nosso país. Além disso, o trabalho envereda por uma abordagem decolonial, superando visões unilaterais e com diálogos mais inclusivos e plurais.Ensino de História, Racismo, Memória, Saberes e práticas no espaço escolarMarcas (in)visíveis e duradouras da escravidão: leituras a contrapelo no Ensino de HistóriaDissertaçãoCiências e humanidades para a educação básica