NORONHA, Fábio Jabur deBUZZI, Karina2025-02-252025/02/252025-02-252021/03/17https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/395Esta pesquisa é e aborda o processo poético-investigativo da instalação audiovisual Coincidentia Oppositorum, que busca ativar uma experiência de bruxaria. O conceito de experiência é observado através de John Dewey em Arte como Experiência (1980), em conjunto com Walter Benjamin e Jorge Larrosa: um movimento que toma o nosso corpo como lugar de acontecimento. Utilizo a histórica figura da Bruxa para investigar por vias poéticas um olhar sobre o meu corpo em que a Performance, Cinema Expandido e Happening são usados como possibilidade de composição de um ritual. Faço a leitura de meus trabalhos anteriores e os aproximo de artistas como: Bruce Nauman, Pipilotti Rist, Letícia Parente e Maya Deren. Exploro as qualidades de uma performance para a câmera a partir do cinema expandido de Gene Youngblood, em que a fazedora de filmes investiga a si mesma enquanto seu filme. Tomo o cinema como proposição de rito: as concepções da primeira fase do cinema, como a heterogeneidade de sua exibição e o caráter formal das imagens, são base plástica para produzir esta experiência investigativa. Busco em Richard Schechner e Renato Cohen múltiplas possibilidades de criação através do corpo e observo o ritual contido na performance. Uso o conceito de happening, proposto por Allan Kaprow, que se refere a um experimento artístico que se personaliza, considerando o espaço e contexto de exibição. A escrita desta pesquisa foi elaborada a partir da teoria do corpo de Paul Preciado, a contrassexualidade - que se coloca fora de oposições como homem/mulher, masculino/feminino -, e assim, ativa o texto da pesquisa.Experiência; Ritual; Performance; Cinema expandido; HappeningRITUAL DE BRUXARIA EM PROCESSO: O AUDIOVISUAL COMO UM CORPO EM PERFORMANCEDissertaçãoARTES