MENDONÇA, Joêzer de SouzaDEREVECKI, Priscila Aparecida Romero2025-03-172025-03-172025-03-172024-12-23https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/463A presente pesquisa realiza uma análise da relação entre música e nacionalismo observada no hinário Cantai ao Senhor, publicado em 1963 com a função de prover o principal repertório para os cultos da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD). A seção temática dedicada a hinos sobre pátria e patriotismo reúne sete músicas que mesclam em suas letras menções à proteção divina, louvor à pátria e orgulho patriótico. Lança-se a hipótese de que a IASD, ao organizar este hinário, estava sensível às mudanças estruturais no campo político vivenciadas no Brasil no início dos anos 1960. Busca-se entender as referências que influenciaram as escolhas musicais, bem como os aspectos socioculturais refletidos nos hinos selecionados. Por meio da análise documental e musicológica, que envolve a comparação dos hinos com originais publicados em hinários dos Estados Unidos, a pesquisa aponta que os hinos reforçam uma perspectiva de nacionalismo cristão, evidenciando a articulação entre religião, cultura e política no contexto adventista. O objetivo geral é compreender como a música sacra foi utilizada para expressar e construir identidades nacionais e religiosas, inserindo-se em um momento de transformações sociais e históricas no Brasil.Música e patriotismo, Hinário Cantai ao Senhor, Igreja Adventista do Sétimo Dia, Nacionalismo cristãoOração pelo Brasil: música e nacionalismo no hinário Cantai ao Senhor (1963)DissertaçãoArtes