GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSISCALDAS, Isabel Cristina Oliveira2025-02-112025-02-112025-02-112022/12/01https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/284Esta dissertação procurou compreender as especificidades do Teatro Negro no âmbito estético, da criação e da produção a partir do estudo de caso da Coletiva Preta de Teatro “EmiWa” em Curitiba (PR). A pesquisa teve como objetivo lançar luz à presença de grupos de Teatros Negros na cena curitibana, com criações a partir do agenciamento de artistas negros em produções a partir da década de 80. Este estudo de caso é uma investigação de natureza qualitativa e cunho autoetnográfico. Optou-se pela pesquisa exploratório-descritiva da realidade social desses artistas. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 11 atores/sujeitos sociais, a saber: 07 atores componentes de elencos que atuaram em coletivos negros e 04 atrizes negras que atuaram na cena e direção do trabalho Parteiras de Interior, produzido na Coletiva EmíWá. Além disso, foram realizados encontros online da Coletiva “Emi Wá”, nos quais foram coletadas informações comportamentais e rotinas do grupo durante ensaios e reuniões para essa criação. Os resultados apontaram para a presença de grupos de Teatros Negros em Curitiba engajados na luta antirracista através da arte, onde o aquilombamento é a base para criações cênicas voltadas a recuperação de memórias e à valorização das epistemes negras.Teatros Negros. Aquilombamento artístico. Afroperspectiva cênica. Coletiva EmiWa.ÈMÍ WÁ - A PRESENÇA NO TEATRO NEGRO CURITIBANODissertaçãoArtes