BRANDÃO, Elias CanutoADELINO, Cíntia de Souza2025-04-292025/04/292025-04-292018/04/05https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/689O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), implementado em 2012, foi estruturado em quatro eixos com a intenção de alfabetizar todas as crianças da rede pública de ensino, dos oito anos de idade ao final do terceiro ano do ensino fundamental. Para esta pesquisa ateve-se ao primeiro eixo que trata da formação continuada de professores alfabetizadores, com ênfase em um munícipio localizado na região sul do país, elencado como lócus no desenvolvimento deste estudo. O objetivo foi investigar se o PNAIC tem proporcionado formação continuada aos professores que atenda de fato às necessidades dos filhos dos camponeses no município. Os objetivos específicos foram propostos para propiciar melhores condições à investigação da alfabetização no Brasil; a implementação do PNAIC e a formação continuada de professores para a Educação do Campo no município proposto. Para o feito, analisaram-se produções que sustentam as políticas educacionais, projetos e planos a cerca da alfabetização. Como também a verificação da origem do PNAIC e suas contribuições no contexto atual, a partir de documentos oficiais, buscando compreender e analisar a sua implementação e a formação continuada de professores para a educação dos povos do campo. Foram elencados como sujeitos da pesquisa: estudantes camponeses, professores, coordenadores e formadores do PNAIC. O método adotado foi o da abordagem quantitativa e qualitativa para realizar a análise por meio da quantificação dos dados coletados, os quais foram associados aos aspectos subjetivos dos sujeitos. Foram utilizados também instrumentos metodológicos como: análise de documentos, entrevistas semiestruturadas e pesquisas bibliográficas. A fundamentação teórica teve como base autores que discutem a alfabetização, educação para os povos do campo e a formação de professores, a exemplo de Duarte (2012), Kuenzer (2011), Frade (2010), Freire (2011), Soares (2012), Mortatti (2000), Gadotti (2000), Caldart (2009), Arroyo (2004 e 2007), entre outros. Tais autores possibilitaram fundamentar a discussão sobre o PNAIC, no que diz respeito à formação continuada de professores alfabetizadores para a Educação do Campo, cuja finalidade foi investigar se o PNAIC tem formado professores para atender a demanda proveniente dos povos do campo. De acordo com a análise, os resultados foram de que não tem ocorrido formação específica no referido município para a educação dos povos do campo, mesmo estando pactuado na adesão do PNAIC, e mesmo o município possuindo percentual considerável de estudantes dos camponeses.PNAIC; alfabetização; formação de professores; povos do campo.PNAIC E A PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CAMPODissertaçãoEnsino