FREITAS, ArturMOSCO, Wanderson Barbieri2025-02-112025-02-112025-02-112022/07/25https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/278A presente pesquisa foi realizada com o intuito de analisar a criação, o percurso e as polêmicas que envolveram a obra DNA de DAN; produzido pelo artista curitibano Maikon K em 2012 o trabalho passou por perseguição política após apresentações em julho e outubro de 2017. Como metodologia de pesquisa foi realizada uma busca por fontes primárias, majoritariamente encontradas em repositórios na internet. Já com o intuito de embasar questões técnicas a respeito de temas relativos ao processo criativo como o uso do corpo e o fato de o performer estar nu em sua apresentação, foi feito um levantamento de literatura especializada. Para isso foram abordadas questões como o uso do corpo na arte de performance, a objeção de moralistas em tornar relevante trabalhos artísticos que possuam nu masculino, além de relacionar peculiaridades da arte contemporânea. Assim, analisa-se, a partir da realização de um trabalho nu e de como esse trabalho foi recebido, a forma como os trabalhos que abordem, direta ou indiretamente, temas de gênero e sexualidade afetam a recepção da arte no público conservador. Incluindo a tentativa de associar esses produtores com crimes como pedofilia e intolerância religiosa, entre outros. Os resultados dessa pesquisa apontam para o uso do discurso conservador como arma política e de freio contra avanços sociais conquistados por grupos minoritários nas últimas décadas. Essas campanhas difamatórias contribuíram para ampliar a estigmatização da arte produzida por pessoas LGBTQIA+ que, para manteremse em atividade, precisaram se adaptar e resistir a essas reações de forma poética e combativa.Arte Contemporânea. Estigma. Perseguição Política. DNA de DAN. Maikon K.Arte Contemporânea. Estigma. Perseguição Política. DNA de DAN. Maikon K.DissertaçãoArtes