FRANÇA, Fabiane FreireSASSO, Andrea Geraldi2025-02-062025-02-062022-04-26https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/208Esta dissertação buscou compreender Direitos Humanos e Gênero e/ou sua ausência na formação continuada de professoras/es e como tem se configurado um desafio para a educação e seu papel na formação humana. Diante disso, o objetivo da presente pesquisa é investigar a formação continuada promovida pelas Secretarias Municipais de Educação do Estado do Paraná de Boa Esperança, Moreira Sales e Quarto Centenário às/aos professoras/es com ênfase nas discussões sobre Direitos Humanos e Gênero no contexto da educação pública dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, foi adotada uma pesquisa descritiva, com levantamento de dados de caráter quanti-qualitativo, a partir dos vieses teóricos dos Estudos Culturais e paradigmas Pós-Modernos. Buscamos responder as seguintes problemáticas: Quais representações as dirigentes municipais de educação possuem sobre o trabalho com as discussões de Direitos Humanos e Gênero no cotidiano escolar? É possível inserir as discussões de gênero na formação continuada de docentes, na rede municipal de ensino, a fim de que conheçam e possam repensar, em suas práticas, conteúdos de Direitos Humanos? Em vista disso, foram realizadas as seguintes etapas: a) levantamento dos temas ofertados nas formações continuadas, desde o período da promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 2010a) até o ano de 2019; b) aplicação de questionário às dirigentes municipais das secretarias que compõem o Núcleo Regional de Educação de Goioerê/PR e que aceitaram fazer parte da pesquisa; e c) organização de um site com materiais voltados à formação docente em rede por meio do recurso tecnológico WebQuest e disponibilizado às Secretarias Municipais de Educação. As discussões realizadas evidenciaram como resultado a possibilidade e a compreensão do trabalho interseccional e interdisciplinar com as formações com apoio das tecnologias e em rede (entre Núcleos Regionais de Educação, Secretarias Municipais de Educação e as Universidades), que permitiram problematizar as representações sociais de paradigmas hegemônicos, que insistem em dificultar o (re)conhecimento de políticas públicas de gênero e desafiam a luta por uma formação humana na perspectiva da Educação em/para os Direitos Humanos.Direitos Humanos. Gênero. Formação Continuada. Secretaria Municipal de Educação.Direitos Humanos na Educação Pública Municipal: contribuições dos estudos de gênero à formação continuada de professoras/esDissertaçãoInterdisciplinar