Carvalho, Bruno Leal Pastor deRibeiro, Cristiano Prado2025-04-012025-04-012025-04-012022-03-25https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/575O presente estudo propõe examinar as potencialidades das histórias em quadrinhos (HQs) como meio de divulgação de conteúdos históricos. Busca-se compreender como este recurso narrativo/artístico pode ser utilizado para a divulgação e popularização dos conhecimentos históricos e de como o historiador público pode se valer desse meio para atingir maiores audiências. Dessa forma, será realizada uma análise de duas obras de Marcelo D’Salete: Angola Janga – uma história de Palmares (2017) e Cumbe (2018) que compartilham conteúdos históricos por meio das histórias em quadrinhos. Considerando que a História Pública, em uma de suas direções, visa difundir o conhecimento histórico para amplas audiências, será debatido de que forma as histórias em quadrinhos podem ser um meio facilitador para estudar, compreender determinados acontecimentos e fatos históricos e se legitimar como linguagem capaz de produzir conhecimento histórico. Consideraremos neste estudo a divulgação histórica como uma das dimensões da História Pública e trabalharemos o conceito do Intelectual Mediador como metodologia, caracterizando D’Salete por meio de suas influências, contexto histórico, redes de sociabilidade, circulação das obras e sua reverberação em diversos espaços.Divulgação de História; História em Quadrinhos; História Pública; Intelectual Mediador.Histórias em quadrinhos, mediação intelectual e divulgação do conhecimento histórico: as obras de Marcelo D’Salete à luz da História PúblicaDissertaçãoHistória