POLETTO, Fabio GuilhermeEGG, Caio Felipe2025-10-212025-10-212025-08-13https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/942Este trabalho investiga a crítica musical de Sylvio Tullio Cardoso para o jornal O Globo de 1950 a 1952, com foco em seus textos sobre jazz. Cardoso nasceu em 1924 e faleceu em 1967, na zona sul do Rio de Janeiro, e trabalhou como crítico musical para os periódicos O Globo, A Scena Muda, Diário da Noite, Revista da Música Popular, Billboard e Downbeat, além de ter um programa de rádio na Rádio Globo durante os anos 1950. O referencial teórico desta dissertação baseia-se nas contribuições de Pierre Bourdieu, utilizando os conceitos de campo, habitus e capital para compreendermos as dinâmicas de poder e legitimação na crítica musical brasileira, especialmente em diálogo com o cenário internacional, como o dos críticos Leonard Feather e John Hammond nos EUA. Além disso, é realizada uma discussão sobre o conceito de crítica musical e um esforço de traçar aspectos históricos da crítica musical profissional no contexto ocidental. A metodologia combina duas abordagens principais: pesquisa bibliográfica e documental. Primeiro, foi realizado um mapeamento da produção acadêmica existente sobre as dissertações e teses relacionadas à crítica musical no Brasil, destacando os temas predominantes e identificando lacunas relevantes no campo. Em seguida, foi conduzida uma análise qualitativa de fontes primárias extraídas da coluna “O Globo nos Discos Populares”, assinada por Sylvio Tullio Cardoso. Os textos foram analisados segundo critérios como contexto histórico, repertório analisado e as estratégias discursivas utilizadas. Os resultados indicam que Sylvio Tullio Cardoso desempenhou um papel significativo na consolidação da crítica de jazz no Brasil, refletindo em suas críticas as tensões culturais e políticas do período – como os debates sobre autenticidade musical, raça, o lugar do jazz e a influência norte-americana na música e cultura brasileira.Crítica Musical, Sylvio Tullio Cardoso, O Globo, Jazz, Música PopularSylvio Tullio Cardoso e a crítica de jazz no Brasil na coluna O Globo nos Discos Populares (1950–1952)DissertaçãoArtes