ZANATTA, Shalimar CalegariTORGAN, Demétrio Aquino2025-04-302025-04-302019/11/27https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/722Nesta pesquisa foi analisado como evoluiu a aprendizagem de alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental em uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) que foi planejada, desenvolvida e aplicada em torno do experimento de lançamento de foguetes construídos com garrafas PET. Utilizou-se como referencial teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa de David P. Ausubel, com metodologia de investigação que se enquadra numa abordagem do tipo qualitativa, e fundamentada na experimentação em sala de aula. A coleta dos dados permitiu avaliar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema em questão com profundidade, e a partir de uma análise de comparação entre os mapas conceituais elaborados pelos alunos ao início e final da unidade de ensino, foi possível observar a evolução na quantidade de conceitos utilizados pelo aluno, nos níveis hierárquicos dos mapas conceituais, na quantidade de ligações e exemplos utilizados. Isso possibilitou evidenciarmos uma evolução na representação dos conceitos, nas relações conceituais e na dependência de significados entre os conceitos físicos envolvidos no experimento de lançamento de foguete PET. Os resultados nos permitiram concluir que existem evidências de que o experimento de lançamento de foguete PET é uma atividade potencialmente significativa ao ensino de conceitos Físicos relacionados ao currículo do oitavo ano do Ensino Fundamental e que pode trazer novas possibilidades para o Ensino de Física, motivando novas formas criativas de aprendizagem, incentivando a evolução conceitual dos alunos e aprimoramento da linguagem matemática utilizada na resolução de problemas.Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), Aprendizagem Significativa, Ensino de Física.LANÇAMENTO DE FOGUETES - UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVADissertaçãoEnsino