PETERS, Ana PaulaMEYER, Milena Castilho2025-03-202025-03-192025-03-192025-03-202023-10-03https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/492.2Após a estreia do programa The Voice Kids Brasil, em 2016, percebeu-se um aumento na demanda por aulas de canto para crianças. Este fato trouxe também uma quebra de paradigma em relação ao ensino de canto. A presente pesquisa tem temática central o ensino individual de canto popular para crianças, e tem como objetivo compreender de que maneira professores estão conduzindo pedagogicamente as aulas de canto para crianças. Foram analisadas publicações brasileiras sobre o ensino de canto dentro das seguintes temáticas: O desenvolvimento vocal infantil; Pedagogia vocal; A formação do indivíduo musical a partir do canto coral; e Repertório. A metodologia escolhida foi o estudo de caso. Foram entrevistados três professores que atuam com aulas individuais de canto para crianças na cidade de Curitiba. Após a organização, categorização e análise dos dados da pesquisa, surgiram novas questões emergentes em relação ao ensino de canto e em muitos pontos a fala dos professores não dialogava com a literatura selecionada para este trabalho.Aulas de canto para crianças, Educação Musical, The Voice Kids BrasilAulas individuais de canto para crianças: um estudo multicasos com professoresDissertaçãoArtes